Sintomas de ansiedade: Principais sintomas de transtorno de ansiedade
Neste artigo, vamos falar sobre os principais sintomas de ansiedade, e como enfrentá-los com força para não nos abater em nosso dia a dia. Afinal de contas, é necessário saber como estes sintomas agem silenciosamente despertando atitudes que acabam prejudicando nossas vidas
Colocamos a ansiedade em duas categorias ansiedade apropriada e ansiedade inapropriada. Vamos explicar em detalhes como funcionam e como tratar este problema. Além disso, é bom que conheçamos os principais sintomas de ansiedade, até mesmo os mais sutis para tratar de maneira séria e responsável.
Sintomas de Ansiedade Apropriada
É um sistema embutido desde o nascimento. Esse tipo de ansiedade pode salvar sua vida. Considere por exemplo; você está sendo perseguido na rua por um bando de bandidos que querem te machucar. O que aconteceria?
Bem, espero que sua ansiedade aumente, seu coração comece a bater mais rápido, permitindo que você corra mais rápido, sua visão ficará aguçada, seu olfato aumentará alguns pontos e sua audição ficará mais sensível. Isso permite que você escape o mais rápido que puder.
Sintomas de Ansiedade Inapropriada
É aqui que sua ansiedade se confunde e se transforma em situações em que não é necessária e pode afetar sua vida diária. Por exemplo; ter que ir ao shopping onde há um risco mínimo de você se machucar.
No entanto, seu coração começa a acelerar, você sente falta de ar, seus sentidos estão aguçados e você sente a necessidade de fugir da situação.
Aqui está uma lista de sintomas que você pode experimentar e que fazem parte da ansiedade
- Desconforto abdominal
- Diarréia
- Boca seca
- Batimentos cardíacos rápidos ou palpitações
- Aperto ou dor no peito
- Falta de ar
- Tonturas
- Micção frequente
- Dificuldade em engolir/caroço na garganta
- Náusea
- Ondas de calor ou calafrios
- Dores de cabeça
- Tensão/dores musculares
- Fadiga
- Distúrbios visuais
- Sintomas psicológicos:
- Insônia
- Irritabilidade ou raiva
- Incapacidade de concentração / mente em branco
- Medo da loucura
- Despersonalização
- Facilmente assustado
- Medo de morrer
- Sentindo-se no limite
- Perda do desejo sexual
Transtornos de ansiedade
O transtorno de ansiedade social é o medo da interação social e outros aspectos da vida social. É também um medo de confronto ou situações desafiadoras. Os sintomas do transtorno de ansiedade aparecerão todos os dias em muitos casos, embora o transtorno de ansiedade social possa variar em sua gravidade.
Como muitas pessoas sofrem de transtorno de ansiedade social durante a maior parte de suas vidas, elas se tornam bastante proficientes em esconder os problemas e os sintomas.
Muitas vezes, um sofredor evitará situações que podem levar ao aumento da ansiedade e pode ser confundido com reclusos ou pessoas muito solitárias quando o problema é, de fato, muito mais sério.
Confira 5 principais sintomas de ansiedade mais comuns nas pessoas
1- Se uma pessoa tem medo extremo de situações sociais este é o primeiro sinal e um dos sintomas mais óbvios do transtorno de ansiedade. Pode ser difícil identificar se o paciente se tornou bem versado em esconder os problemas.
2- Qualquer ansiedade é muito maior do que você normalmente esperaria em determinadas situações. Todo mundo está nervoso ou ansioso com certas coisas, mas os sintomas do transtorno de ansiedade são muito maiores.
3- Situações causadoras de ansiedade podem causar sintomas de transtorno de ansiedade semelhantes aos de um ataque de pânico, porém as duas doenças são muito diferentes e devem ser tratadas de forma diferente uma da outra. Corar, sudorese, tremores, músculos tensos e outras reações físicas são sintomas comuns do transtorno de ansiedade.
4- O medo de falar em público é bastante comum em pessoas com transtorno de ansiedade social. Qualquer situação social que envolva um grande grau de atenção, ou ser o centro das atenções, causará o aparecimento de todos os sintomas do transtorno de ansiedade.
5- A falta de vontade de sair de casa ou mesmo de receber visitas em sua casa pode levar a sintomas físicos e mentais. As pessoas com transtorno de ansiedade lutam para frequentar a escola ou o trabalho e algumas podem até achar muito difícil ir a lojas ou outros lugares onde possam entrar em contato com outras pessoas ou grupos de pessoas.
Considerações finais sobre os transtornos de ansiedade
O tratamento de transtornos dos primeiros sintomas de ansiedade inclui grupos de apoio, terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia de exposição, gerenciamento de ansiedade e técnicas de relaxamento e psicoterapia.
A terapia medicamentosa usada para tratar transtornos de ansiedade inclui benzodiazepínicos, inibidores seletivos da recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoaminoxidase e betabloqueadores.
Muitas vezes, uma combinação das duas terapias é mais útil do que uma exclusivamente. Até 90 por cento dos pacientes mostrarão melhora de seus sintomas de tratamento médico.
Portanto, não desperdice a oportunidade de procurar bons profissionais para te auxiliar na luta contra a ansiedade. Ou até mesmo encontrar pessoas que já enfrentaram e venceram esse tipo de problema e podem te ajudar muito com conselhos que vão melhorar sua vida.