Saúde mental – Veja aqui como cuidar e ter mais qualidade de vida
A saúde mental é simplesmente o estado de desempenho bem-sucedido de todas as nossas funções mentais. Isso é difícil de descrever. Mas quando alguém está mentalmente saudável, consegue realizar suas atividades do dia-a-dia com sucesso. E consegue gerenciar relacionamentos interpessoais saudáveis, conseguir lidar com mudanças e lidar com a diversidade.
Enquanto no nosso dia a dia normal não observamos o que é saúde mental, só ficamos curiosos quando percebemos que algo está errado, como a ausência de uma boa mentalidade e mesmo assim na maioria das vezes optamos por ignorar o problema.
A boa saúde mental precisa ser levada a sério
A boa saúde mental é algo que tem sido ignorado pela maioria de nós, enquanto notamos uma leve dor de cabeça que ignoramos para reconhecer mudanças repentinas de humor, baixos níveis de tolerância. Estar triste o tempo todo como um sinal de que algo pode estar errado com nossa saúde mental.
Mais pessoas em todo o mundo sofre de doenças mentais do que se imagina. Só no Brasil a cada ano cerca de 6% da população passa por alguma forma ou outra de depressão.
E a depressão é apenas um dos muitos transtornos mentais que existem. Ou seja, na maioria das vezes, nossa falha em reconhecer isso decorre de não saber ou ter vergonha de admitir que “algo está errado com minha mente”.
A saúde mental é separável da saúde física?
Embora popularmente se pense que a saúde mental e física são separadas na maioria dos casos. A doença mental é causada por algumas mudanças fisiológicas no corpo.
E, de fato, muitos casos de depressão em mulheres são causados por volta da menopausa. Ou em homens quando estão passando noites em que não dormem o suficiente por causa das pressões do trabalho.
O corpo passa por estresse e fica fatigado por isso e por causa disso a mente também reage a ele e desenvolve algum tipo de transtorno.
O contrário é mais óbvio e quando a saúde mental das pessoas se deteriora o corpo cobra seu preço e isso é mais visível. O que isso significa essencialmente é cuidar de nós mesmos fisicamente também é um aspecto importante da manutenção de nossa saúde mental.
Atitude Pública sobre Saúde Mental e Doença
Mesmo em sociedades desenvolvidas como os Estados Unidos e em países da Europa por exemplo, onde há um grande número de fontes de informação e qualquer um pode simplesmente acessar a internet. E fazer testes de autodiagnóstico para ver se sofre de algum tipo de transtorno mental.
Um grande número de casos não é relatado. Isso ocorre por causa da opinião pública de que a saúde mental é um dado adquirido e há algum grau de estigma associado ao fato de que a saúde mental de uma pessoa está sofrendo por um motivo ou outro.
As pessoas que sofrem de um tipo de transtorno, portanto, passarão por uma longa fase de negação. Na qual se recusarão a reconhecer que algo parece estar fora do comum.
Isso se traduzirá em pacientes desenvolvendo vários distúrbios que se tornarão mais difíceis de curar ou mesmo diagnosticar. Isso também fará com que o distúrbio fique mais arraigado e tornará muito mais difícil curá-lo também.
Use a internet como meio de informação e cuidado pessoal
A conscientização é a chave para combater a doença mental, a conscientização sobre o fato de que mais pessoas do que você pode imaginar sofrem com isso em algum momento de suas vidas. E a conscientização sobre o fato de que, uma vez diagnosticada, pode ser facilmente tratada através de uma combinação de conversas terapia e medicação.
A Internet é uma boa fonte de informação e você deve aprender a aproveitá-la para seu melhor uso. O primeiro passo é entender quais mudanças de comportamento você está experimentando. O que é possível fazer para a maioria das pessoas nos estágios iniciais.
O próximo passo depois de fazer uma lista de sintomas é fazer alguns testes de autodiagnóstico que você pode fazer anonimamente e ver onde isso o leva. Há uma série de transtornos mentais e é provável que. Depois de fazer alguns desses testes, você seja levado a especificamente um ou outro.
Considerações finais
Então você pode fazer um estudo mais aprofundado sobre isso e mesmo que você ache que não é necessário visitar um médico pelo menos uma vez para verificar se você está sofrendo desse distúrbio específico, outra coisa ou foi apenas um alarme falso.
Dessa forma, a principal coisa a lembrar é que quanto mais rápido você perceber o que está errado, mais rápido e fácil será curar essa coisa.
Não se esqueça em momento algum, que o cuidado pessoal tem um papel fundamental para um bom desenvolvimento nas demais áreas. Por isso, cuide-se e seja feliz. Boa sorte a todos!