Pizza de Frigideira – Idéias de Ingredientes e Modo de Preparo
Atualmente, muitas receitas populares pelo mundo podem ser preparadas de diversas formas, mas o gostinho se mantém, um claro exemplo disso é a pizza de frigideira, que nada mais é a receita de pizza que conhecemos, mas sem a necessidade de ir ao forno.
Assim, a receita se torna ainda melhor pois será mais prático de preparar mas o delicioso sabor ainda será notável. Portanto, se você deseja se saborear com essa receita e aprender de uma vez por todas a preparar, esta no lugar certo. Confira o artigo a seguir!
Pizza de Frigideira – Ingredientes
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (chá) e meia de sal;
- 1 xícara (chá) de água;
- azeite para dourar a pizza na frigideira;
- farinha de trigo para polvilhar a bancada.
Modo de preparo
Em uma tigela grande, misture a farinha, fermento e sal. Assim, abra um buraco no centro, acrescente o azeite e misture com as pontas dos dedos para que incorpore, até forme uma farofinha. Assim, adicione a metade da água, e com as mãos, misture muito bem. Gradualmente adicione o restante da água e misture até formar uma massa úmida.
Desta forma, transfira a massa para a bancada com um pouco de farinha e sove por somente 3 minutos, até que fique bem lisinha, no início pode grudar nos dedos, porém ficará mais consistente. Aliás, tente não adicionar mais farinha, pois pode ficar dura.
Em seguida, forme um cilindro com a massa e com uma faca ou espátula, divida em 6 pedaços iguais. Faça bolinhas e então cubras com um pano de prato úmido para que não resseque durante o preparo dos discos.
Com uma frigideira grande, aqueça em fogo médio. Enquanto isso, polvilhe a bancada e o rolo de macarrão com farinha e abra um pedaço da massa até que forma um disco de 18 cm, caso seja preciso, polvilhe mais farinha sobre a massa.
No momento em que a frigideira estiver bem quente, regue com 1/2 (chá de azeite). Coloque o disco de massa e assim asse por cerca de 2 minutos, ou até o momento em que começar surgir bolhas e o lado em contato com a frigideira esteja dourado.
Assim, diminua o fogo e vire a pizza com uma espátula. Espalhe 1 colher de sopa de molho de tomate sobre a massa e coloque a cobertura que preferir. Além disso, borrife água nas laterais da frigideira e também na tampa, deixe por mais 2 minutos com a frigideira tampada ou até o queijo derreter.
Uma dica interessante é acrescentar ingredientes como abobrinha, presunto cru, rúcula, ao final da receita, fora da frigideira. Desta forma, transfira a pizza para um prato e pita com o resto da massa, mas lembre-se de manter a frigideira em fogo baixo.
Para pré-assar
Você pode pré-assar as pizzas e finalizar apenas com um molho de tomate e a cobertura no momento de servir.
Desta forma, doure o disco de pizza por 1 minuto para cada lado, e transfira para um prato e cubra com o pano de prato para manter as pizzas bem macias.
Após montar a cobertura, apenas volte para a frigideira quente para que aqueça e derreta o queijo.
Ideias se cobertura para a pizza de frigideira
Marguerita: Molho de tomate com muçarela de búfala rasgada, com tomates cerejas cortados na metade e folhas de manjericão.
Pizza de abobrinha: o Molho de tomate com queijo meio-cura ralado, fitas de abobrinha temperadas com azeite, caldo de limão e sal com raspas de limão.
Tepe nade: Molho de tomate com muçarela de búfala rasgada, com tomates cerejas cortados na metade, tape nade e folhas de manjericão.
Figo com presunto cru: Molho de tomate, muçarela, com figo fresco cortado em quartos, folhas de rúcula e fatias de presunto cru.
Cebola roxa e pimenta: Molho de tomate e muçarela, acrescentar cebola roxa fatiada bem fininho, com pimenta calabresa seca.
Além disso, torna-se fundamental ressaltar que em relação à cobertura da pizza deliciosa de frigideira há uma grande diversidade, pois basta apenas ser bem criativo e paciente.
Conheça um pouquinho da história da pizza de frigideira
A história da pizza começa há pelo menos seis mil anos, provavelmente entre os egípcios e os hebreus.
Claro que não era como conhecemos hoje, mas apenas uma fina camada de massa – farinha misturada com água – conhecida na época como “pão de Abraão”, semelhante ao moderno pão sírio; também era chamado de “pão de Abraão”. Piscea”, a palavra foi posteriormente derivada como pizza.
Outros estudiosos afirmam que foi comido pelos gregos, que faziam macarrão com farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e o assavam em tijolos em chamas.
Contudo, seguindo todas as dicas e o preparo de forma correta, resultará em uma deliciosa pizza. Bom apetite!