O que é e qual a função da melatonina
Neste artigo, vamos falar sobre a melatonina. Atualmente, muitas pessoas buscam por métodos e soluções para melhorar ainda mais a qualidade de saúde.
Logo, muitos buscam se informar cada vez mais sobre cada função do nosso corpo, especialmente a importância de cada hormônio. Portanto, se você deseja saber mais informações e compreender melhor esse hormônio, mantenha-se na leitura e confira!
O que é Melatonina?
Em suma, é o hormônio produzido de forma natural pelo organismo (pela glândula pineal do cérebro), em que possui como a principal função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia. Além disso, a melatonina possibilita também o ótimo funcionamento do organismo e atua como um antioxidante.
Aliás, a produção de melatonina ocorre principalmente ao fim do dia, quando não há estímulos luminosos e o metabolismo está mais devagar. Por isso, no momento de dormir, torna-se importante evitar a luminosidade e o estímulos sonoros ou até aromáticos em que podem acelerar o metabolismo e reduzir a produção de melatonina.
Normalmente, a produção da substância reduz conforme o envelhecimento e assim por isso, os distúrbios do sono são maior em adultos ou idosos.
Embora seja naturalmente produzido pelo organismo, torna-se possível obter a melatonina através de suplementos alimentares ou medicamentos, em que devem ser utilizados sob a instrução de um médico.
Qual a função da Melatonina?
1. Possui ação antioxidante
Em razão ao seu efeito antioxidante, foi provado que a melatonina auxilia no fortalecimento do sistema imune, ajudando na prevenção de diversas doenças e no controle de doenças psicológicas relacionadas ao sistema nervoso.
Desta forma, a melatonina pode mostrar o tratamento da retinopatia, glaucoma, degeneração macular, fibromialgia, Alzheimer por exemplo.
Além disso, alguns estudos que utilizam células do câncer de mama, endométrio e o ovário mostram que a melatonina e podem auxiliar a melhorar o efeito ao tratamento do câncer e reduzir os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia.
Porém, torna-se ainda necessário mais estudos em seres humanos que ainda comprovem totalmente esse benefício.
2. Melhora a qualidade do sono
Atualmente, muitos estudos demonstram que a substância colabora uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, e ainda aumentar o tempo total de sono.
3. Ajuda a melhorar a depressão sazonal
Em primeiro lugar, o transtorno afetivo sazonal ocorre durante todo o período de inverno em que causa sintomas como a tristeza, aumento do apetite, sono em excesso e dificuldade de concentração.
Aliás, este transtorno acontece com mais regularidade em pessoas que vivem em regiões em que o inverno dura por um bom tempo, e logo, se conecta à diminuição das substâncias de corpo ligadas ao humor e o sono.
Assim, nestes casos, a ingestão pode ajudar auxiliar a controlar o ritmo circadiano e a melhorar os sintomas da depressão sazonal.
4. Reduz a acidez do estômago
Basicamente, a melatonina reduz produção de ácido no estômago e de óxido nítrico em que a substância em que induz ao relaxamento do esfíncter do esôfago, contribuindo a diminuição do refluxo gastroesofágico.
Desta forma, a melatonina pode ser utilizada como auxiliar no tratamento da condição ou apenas isolado, em casos mais leves.
Principais funções da melatonina
Afinal, a função da melatonina torna-se constante o ciclo circadiano, assim, o ciclo de sono, tal como os ciclos neuroendócrinos e de temperatura corporal.
Isso se deve porque os cíclicos e se repetem a cada 24 horas. Além disso, a melatonina pode estar envolvida ao desenvolvimento fetal precoce em que exerce efeitos diretos na placenta.
Como tomar e posologia
Logo, a melatonina pode ser consumida no modo de maneira de suplemento alimentar, como o Melatonina Duo, ou até medicamentos, como a Melatonina DHEA.
Assim, deve ser sempre recomendado por um médico especialista, para que o sono e as as outras funções do organismo possam ser reguladas.
Aliás, a posologia pode ser recomendada e aprovada pela ANVISA, melatonina faz-se de 0,21 mg e por dia para adultos e com mais de 19 anos.
O uso da melatonina durante o dia pode ser contraindicado, pois isso contribui a desregulação do ciclo circadiano, assim, pode fazer a pessoa sentir muito sono ao dia.
Para aumentar a concentração de melatonina no organismo, consumir alimentos que auxiliam para a produção, como banana, arroz, laranja e espinafre.
Considerações finais
Por fim, torna-se fundamental salientar a importância de um acompanhamento médico para todo o processo pelo qual envolva o hormônio.
Assim, você irá garantir que sua saúde se mantenha da melhor forma, sem riscos futuros em nenhum momento. Contudo, espero que tenha lhe ajudado e obrigado pela leitura!