Hipertensão (Pressão Alta) – Veja as Causas – Prevenção e Como Tratar
A hipertensão, ou pressão alta, é uma pressão arterial persistente acima de 90 mm Hg entre os batimentos cardíacos (diastólica) ou acima de 140 mm Hg nos batimentos (sistólica).
A pressão arterial varia naturalmente em resposta ao estresse e carga de trabalho físico. Portanto, a pressão arterial deve ser medida em uma situação relaxada e várias vezes antes que este diagnóstico seja certo.
A hipertensão por si só não causa sintomas dramáticos, mas é perigosa porque causa um risco muito maior de infartos, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
A prevalência da hipertensão
Uma em cada seis pessoas é hipertensa. A maioria das pessoas que sofrem de hipertensão tem mais de 35 anos. Ainda 6% dos adolescentes são hipertensos e também 1% de todas as crianças.
Os sintomas e consequências da hipertensão
A hipertensão geralmente não apresenta sintomas. Por hipertensão leve, rubor e dor de cabeça podem ocorrer. A hipertensão mais grave dá sintomas como. Fadiga, tonturas, palpitações, taquicardia (ritmo cardíaco acelerado) e hemorragias nasais.
Hipertensão extrema causa dor de cabeça matinal, visão turva, dispneia (dificuldades respiratórias) e valores elevados de certos componentes no sangue, como uréia e creatinina sérica.
A hipertensão irá, a longo prazo, prejudicar os vasos sanguíneos, e a hipertensão grave pode causar danos extensos aos vasos sanguíneos em poucos meses ou anos.
Os vasos sanguíneos danificados irão prejudicar o fluxo sanguíneo. Eles também podem se romper causando sangramento ou serem obstruídos por um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo sanguíneo e causa danos aos tecidos.
Essas coisas podem ocorrer no cérebro, causando um acidente vascular cerebral, no coração causando infartos ou nos rins com insuficiência renal como consequência.
Uma insuficiência renal, no próximo turno, fará com que a hipertensão se agrave, em parte porque um rim danificado não conseguirá secretar água e sal suficientemente bem, e em parte porque um rim que não recebe sangue suficiente iniciará um mecanismo hormonal que induz o rim. Para reter ativamente sal e água.
Quais são as causas do problema
Os mecanismos diretos que causam pressão alta são um ou mais destes fatores:
- – Um aumento da tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
- – Aumento do volume sanguíneo causado por níveis elevados de sal e lípidos no sangue que retêm a água.
- – Vasos sanguíneos endurecidos e inelásticos causados pela arteriosclerose.
As principais causas por trás desses mecanismos não são totalmente compreendidas, mas esses fatores contribuem para causar hipertensão:
- – Um alto consumo de sal
- – Um alto consumo de gordura.
- – Estresse no trabalho e na vida diária.
- – Fumar.
- – Excesso de peso
- – Falta de exercício.
- – Falência renal.
Medidas de estilo de vida que atuam como prevenção constante
As medidas de estilo de vida devem sempre ser um componente do tratamento da hipertensão. Às vezes, essas medidas são suficientes para curar a doença. Essas medidas são:
- – Reduzir o consumo de sal.
- – Redução do consumo de gordura
- – Principalmente de gordura saturada.
- – Redução de peso.
- – Técnicas de relaxamento e redução do estresse, por exemplo, meditação e treinamento autógeno.
- – Exercício regular.
Tipos de alimentos especiais que reduzem a pressão arterial
Projetos de pesquisa sugerem que os seguintes tipos de alimentos reduzem a pressão arterial.
Óleo de peixe e peixe gordo. As substâncias de trabalho parecem ser os ácidos graxos insaturados ômega-3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). O efeito do óleo de peixe parece cessar quando os suplementos de óleo de peixe são interrompidos.
— Azeite, especialmente azeite de qualidade extra virgem.
Suplementos naturais que ajudam contra a hipertensão
Existem suplementos naturais para tratar a hipertensão. Esses suplementos reduzem a pressão arterial, diminuindo o teor de colesterol e lipídios no sangue, impedindo a oxidação dos componentes do tecido pelos radicais livres.
Dessa forma, ajudando os vasos sanguíneos danificados a se curarem. Exemplos de ingredientes com esses efeitos são a vitamina B₃, inositol, extrato de cúrcuma e extrato de goma guggul.
Eles também podem conter ingredientes que conferem um efeito anti-hipertensivo direto, como potássio, magnésio, cálcio, vitamina C e ácidos graxos de fontes marinhas.
Tratamento médico adequado e de alto nível
Quando medidas de estilo de vida e suplementos não são suficientes para curar a doença, o tratamento médico deve ser aplicado.
Diuréticos, ou medicamentos para aumentar a produção de urina, são usados para diminuir o teor de água nos vasos sanguíneos e, assim, reduzir a pressão nos vasos. Quando o teor de água é reduzido, o coração não precisa mais bombear com tanta força, e isso também reduz a pressão.
Os bloqueadores beta-adrenérgicos são outro grupo de medicamentos para tratar a hipertensão. Este grupo de medicamentos bloqueia os sinais que os hormônios e neurotransmissores dão às paredes dos vasos.
E as paredes dos vasos relaxam. Eles também diminuem a frequência cardíaca para reduzir a pressão exercida pelo coração sobre o sangue.