Confira aqui 6 maneiras de aumentar sua autoestima
Quando você está tentando alcançar o autodomínio, precisa aumentar sua autoestima. Por quê? Isso ocorre porque muitos dos problemas que você enfrentará serão resultados de baixa autoestima. Isso pode incluir uso de álcool e drogas, baixo desempenho no trabalho, má comunicação, violência doméstica, brigas, depressão e até mesmo o suicídio pode ser resultado de baixa autoestima.
Tenho certeza de que você conhece uma ou duas pessoas que se sentem confortáveis consigo mesmas. Eles não desmoronam quando as pessoas os criticam injustamente. Eles se sentem à vontade dizendo ‘sinto muito’ quando estão errados. E eles estão confiantes em seus próprios talentos. Eles podem rir de si mesmos.
O maravilhoso da autoestima elevada é que ela nos dá, mais sucesso no trabalho, parecemos mais atraentes para nossos parceiros, não precisamos da aprovação dos outros a vida parece mais brilhante e alegre e menos triste, nos sentimos bem sobre nós mesmos.
6 maneiras de reconstruir nossa autoestima
No entanto, não acho que seja nossa culpa se temos baixa autoestima. Isso porque a maneira como nossos pais nos criaram teve um impacto enorme em nossos níveis de confiança.
Esperava-se que você fosse ‘perfeito’ quando era jovem?
Você foi duramente criticado se teve um grande sonho ou desejou muito alguma coisa?
Era constantemente comparado a outras crianças?
Você “fracassou” em alguma coisa (por exemplo: perder um jogo, tirar nota D em uma prova) e se sentir como se fosse um completo fracasso como pessoa?
Os itens acima são alguns exemplos de como nossos pais podem ter, sem saber, prejudicado nossa autoestima.
1 – Realize mais – Entregue aquilo que você planejou
Não estou me referindo a realizar algo tão grande quanto ganhar um prêmio ou ganhar uma medalha em algum evento esportivo. Podemos definir pequenas metas, perseguir as pequenas metas e alcançá-las. Depois de atingirmos nossos objetivos sejam eles pequenos ou grandes teremos sentimentos semelhantes à estima.
Certifique-se de que as metas que você definiu trazem satisfação para si mesmo. Não estabeleça metas para agradar outra pessoa ou receber elogios!
Vangloriar-se um pouco de nossas realizações no Facebook ou Instagram também pode aumentar nossa autoestima. Apenas não exagere ou seremos um pouco irritantes
Esteja ciente de seus talentos
Isso pode parecer óbvio para alguns de nós. Mas as pessoas com baixa autoestima não estão cientes ou optam por ignorar seus pontos fortes.
Se você colocar a caneta no papel e listar seus pontos fortes e talentos, poderá se surpreender ao ver que sua lista é mais longa do que você pensava. Ou você pode pedir a uma pessoa de confiança para listar seus pontos fortes. Você terá uma visão sobre seus talentos que você não conhecia!
Trate-se como uma pessoa que vale a pena
É aqui que entra a atenção com sua autoestima
Mime-se com uma massagem, um banho morno, difunda alguns óleos essenciais (óleo essencial de gerânio evoca sentimentos de amor-próprio se você gosta do metafísico), brinque com um animal de estimação ou criança.
Faça um diário, exercite-se, jante no seu lugar favorito. Basicamente faça atividades que façam você se sentir incrível. Essas atividades de bem-estar enviarão sinais à sua mente de que você é uma pessoa valiosa, digna de coisas boas na vida.
É uma boa ideia se espelhar em alguém com muita autoestima
Existe alguma celebridade que você admira porque ela é tão autoconfiante durante as entrevistas? Ou alguém que você conhece pessoalmente?
Podemos modelar sua linguagem corporal. Pessoas confiantes tendem a apertar as mãos com firmeza, fazer contato visual, falar claramente e manter a postura ereta. Quando adotamos sua linguagem corporal, as pessoas nos tratam com respeito, o que, por sua vez, nos faz sentir confiantes.
Uma pessoa com autoestima é mestre em habilidades pessoais. Ela pode responder a perguntas estranhas de entrevistas com piadas, ela ri de si mesma e sem esforço se faz parecer humilde e acessível. É uma habilidade bem afiada.
Converse e passe tempo com pessoas de alta autoestima
É ótimo passar tempo com pessoas que são positivas. Eles me ajudam a reformular qualquer problema que tenho como algo que vai passar. Pessoas com autoestima elevada nos farão sentir energizados e recarregados depois de passar um tempo com eles.
Eles estão abertos para admitir quaisquer erros ou ‘falhas’ que tiveram e ainda nos apoiarão quando nós mesmos cometermos erros. Resumindo, eles aceitam você por quem você é, com falhas e tudo. Valorize essas pessoas com firmeza.
Seja gentil consigo mesmo
Esta citação é muito interessante: “Você não pode errar na vida porque não existe nada como acertar na vida.” Todos cometem erros. As pessoas bem-sucedidas cometem ainda mais erros do que as pessoas comuns.
Quando “falhamos” em algo, concentre-se em ajustar nossas estratégias. ‘Falhas’ são comentários de que nossas estratégias precisam ser ajustadas. ‘Fracassos’ não têm nada a ver conosco como pessoa. Portanto, não nos castiguemos quando vacilarmos.
Considerações finais sobre nossa autoestima
Essa é uma maneira criativa de separarmos nossa conversa interna destrutiva de nós mesmos. Lembre-se de que mudanças de hábito ou mentalidade levam tempo.
Não seremos uma superestrela confiante imediatamente após aplicar todas as 6 dicas acima. Se estamos com baixa autoestima há anos, não podemos mudar para uma pessoa confiante em 1 dia. Seja gentil consigo mesmo e dê a si mesmo tempo para mudar.