Biotina – Aprenda suas principais funções e benefícios
Atualmente, muitas pessoas não compreendem que a Biotina seja uma vitamina do complexo B, ela ainda pode ser conhecida como vitamina B₇ ou H.
Além disso, torna-se importante sempre manter uma boa dieta equilibrada para que a saúde seja algo satisfatório. Portanto, se você deseja compreender e aprender a ter um resultado eficiente com o uso da Biotina, mantenha-se na leitura e confira.
O que é Biotina?
Em suma, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel, produzida no intestino pelas bactérias presentes, assim, para sua obtenção é através da alimentação.
Logo, a Biotina atua no processo do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos, sendo fundamental para manter pelo, cabelos, unhas saudáveis.
Afinal, Para que serve a Biotina?
Em primeiro lugar, ela serve para muitas coisas, sendo principalmente procurada para melhorar aspectos da pele, cabelos e unhas.
No cabelo, a ausência dessa vitamina pode causar a queda e o enfraquecimento dos fios, isso se deve ao que a biotina possui relação com a produção de queratina.
Já nas unhas a falta da biotina deixa as unhas fracas. Sendo de grande importância para que o corpo metabolize de maneira correta gorduras, carboidratos e proteínas.
Assim, para quem possui diabete, pode ser um grande aliado, em que ela ajuda a metabolizar os carboidratos, em que possibilita o controle da glicemia.
A ausência de biotina pode causar sintomas como fraqueza no cabelo e unha, calvície, pele escamosa e pontos de vermelhidão perto da boca e nariz.
Outros sintomas incluem dermatite, conjuntivite, fadiga, exaustão, perda de apetite, olhos secos, dores musculares e níveis elevados de açúcar no sangue.
Aumenta a produção de energia nas células, regula a produção de proteínas, protege a saúde do sistema nervoso e previne doenças como a esclerose múltipla.
Esse processo auxilia no crescimento muscular, evita problemas nas articulações e é essencial para atletas, fisiculturistas e demais praticantes de atividades físicas.
Ela ajuda no ganho de massa muscular?
Sim, é muito importante para aumentar a massa muscular, pois ajuda a reparar tecidos danificados. Resultados aprimorados para quem quer alcançar a hipertrofia. A hipertrofia é o processo pelo qual os atletas induzem micro danos aos músculos durante o treinamento.
Assim, isso faz com que o músculo repare as fibras danificadas, resultando em crescimento. Esse crescimento muscular é chamado de hipertrofia. Também promete mais energia para quem quer treinar por mais tempo sem se cansar, melhorando ainda mais o processo de ganho de massa magra.
Quais os principais alimentos que possui Biotina?
Os principais alimentos que contêm biotina são amendoim, nozes, avelãs, tomates, cebolas, alface, cenoura, gema de ovo, farelo de trigo, amêndoas e couve-flor. Alimentos de origem animal, como carne vermelha, fígado bovino, leite e seus derivados e pão integral também contêm biotina.
Biotina no shampoo
Muitas pessoas tentam comprar um xampu que contém biotina ou comprar uma ampola da vitamina e adicioná-la ao xampu.
Ainda não há evidências científicas de que isso realmente confira benefícios. Mas ele acredita que esse tipo de uso pode ajudar a fortalecer as fibras capilares e favorecer o crescimento dos fios.
Qual é a relação da produção de colágeno e Biotina?
Muitas pessoas pensam que a biotina está relacionada com a produção de colágeno, mas não é bem assim.
Embora ambos sejam importantes para manter uma pele bonita e saudável, eles não estão relacionados.
A biotina atua no metabolismo dos lipídios, proteínas e carboidratos para prevenir o ressecamento da pele, melhorando assim sua aparência e contribuindo para uma pele mais bonita.
Realmente é bom para o cabelo?
É excelente porque previne a queda de cabelo, reduz a caspa, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e faz o cabelo crescer mais rápido.
Também ajuda a prevenir os cabelos grisalhos, pois mantém os fios com todos os nutrientes essenciais.
E as unhas?
Mas é claro que sim, pois melhora o aspecto das unhas, barbas, cílios e todas as sobrancelhas. Muito bacana não é mesmo?
Como tomar a Biotina?
A melhor forma de obtê-la é por meio de alimentos ricos nessa vitamina, e em caso de deficiência recomenda-se a suplementação.
Especialmente se você tiver sintomas de deficiência de biotina, sua melhor aposta é procurar ajuda médica para determinar qual é a dosagem mais recomendada.
Há algumas vitaminas no mercado que contém a quantidade diária recomendada. As mais recomendadas são aquelas que não possui adição de sódio, açúcar ou lactose.
Aliás, lembre-se que o tratamento mínimo deve durar cerca de três a seis meses. Contudo, o acompanhamento médico torna-se algo essencial, para que não surja possíveis impactos. Obrigado pela leitura e até mais!