5 segredos para escrever um currículo de sucesso
A maioria de nós tem dificuldade em escrever um bom currículo. É lamentável, considerando o quanto os recrutadores de ações colocam em um bem escrito. Há aqueles que parecem não ter problemas para escrevê-los que mesmo o leitor casual não pode deixar de elogiar.
Então, sobre o resto de nós que somos informados quando chega a hora de anotar um? Aqui revelamos cinco segredos que, se bem seguidos, produzirão um currículo que os recrutadores não podem ignorar.
Se um currículo impressiona os empregadores, ele deve ser apoiado por fatos e provas. Por exemplo, você pode ser um bom redator de currículos, mas se estiver inventando os fatos, espere entrar na lista negra. Os recrutadores de hoje são inteligentes e verificam os antecedentes dos candidatos.
Isso é especialmente verdadeiro para recrutadores que trabalham para grandes empresas, onde um passo em falso de sua parte pode causar grandes perdas. Portanto, declare os fatos, tenha provas para apoiar suas informações e comece.
1 – Informe o cargo para o qual está se candidatando
Divagar e objetivos vagos não têm lugar em um currículo bem escrito. Algo como ‘eu me esforço para ser o melhor no que faço. Só vai forçar o leitor a colocar o currículo na pilha de rejeitados.
Se você está se candidatando a um cargo de analista técnico, anote isso em ‘Objetivo’. Se você não tem uma posição específica em mente, resuma seus talentos de maneira breve e direta, seja específico.
2 – Informações curtas e objetivas em seu currículo
Estudos mostram que o recrutador médio gasta apenas 10 a 15 segundos examinando um currículo. Portanto, quem lhe disse que o seu deve abranger cinco páginas está perdendo seu tempo.
Mantenha o comprimento em duas páginas, máx. Você pode ter contribuído para a paz mundial, mas ainda não obrigará um recrutador a contratá-lo se você divagar sobre isso por várias páginas.
Não liste todos os empregos que tiveram. Os recrutadores desconfiam de pessoas que tiveram muitos empregos porque os percebem como caçadores de empregos. Em vez disso, escolha os trabalhos que você sabe que têm peso e destaque suas posições e quaisquer grandes conquistas que você fez.
3 – Inclua um perfil de desempenho
Isso deve indicar qual é a sua capacidade para o trabalho. Se você está se candidatando ao cargo de assistente de recepção, sabe do que se trata o perfil do trabalho.
Mas talvez você seja extremamente rápido na digitação ou talvez tenha uma certa habilidade com o computador que aumenta a eficiência.
Inclua isso na seção de perfil de desempenho, pois resume o que você tem a oferecer para o cargo. Mantenha o comprimento de apenas cinco ou seis linhas para manter a concisão.
4 – Opção de criar o currículo com um formato diferente
Não existe um formato de currículo único e evite-o se quiser ser notado. Todos nós trabalhamos em empregos diferentes, alguns totalmente diferentes dos outros.
Uma pessoa que já trabalhou como assistente de recepção e agora planeja se candidatar ao cargo de contador não deve incluir habilidades como taquigrafia, pois não se relacionam com habilidades contábeis. Portanto, trace os formatos dependendo da posição para a qual você está se candidatando.
Alguns redatores de currículos dizem que adicionar cores e gráficos é proibido, enquanto outros aconselham usá-los. O que você deve fazer é decidir se essas ferramentas são necessárias para o currículo que está escrevendo.
Revisão do Currículo
Não confie na correção automática ou na verificação ortográfica. Qualquer um que tenha usado processadores de texto sabe que o software destaca ‘erros’ estranhos e confiar neles é um desastre.
Em vez disso, leia e releia manualmente o que você escreveu. Se o seu domínio da linguagem for fraco, peça a um amigo que seja bem versado na língua para revisar para você.
O currículo é uma das ferramentas mais importantes na procura de trabalho e pode ajudá-lo a conseguir o emprego certo rapidamente.